AFRUTES terá lagar próprio para produção de azeite com equipamentos da Pieralisi
Excelência e expertise da marca foram decisivos para que a associação escolhesse as melhores máquinas do mercado
A Associação de Fruticultores de Encruzilhada do Sul (AFRUTES) foi criada em 1998, no Rio Grande do Sul. A instituição é representante dos produtores de uma das principais regiões com produção de frutas de oliveiras do Sul, com a maior área cultivada do Estado. Encruzilhada hoje já tem a maior área plantada de oliveira do Brasil, com mais de 1000 hectares já implantados. Para ampliar o potencial dos empresários, entra em operação neste ano um lagar com equipamentos da Pieralisi.
A compra dos equipamentos foi feita com recursos federais, direto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), uma parceria do MAPA, Prefeitura Municipal e AFRUTES. As máquinas foram entregues em 2021, mas é necessário o desenrolar do processo burocrático para finalizar a instalação do lagar – equipamento para a extração do azeite.
“O lagar é um muito importante para fomentar e dar apoio aos produtores e consolidar a olivicultura na nossa região. Por ser a AFRUTES uma associação, os trâmites burocráticos têm uma morosidade maior. A associação tem um convênio com a Prefeitura que faz a aquisição de bens e materiais. O processo de legalização para o funcionamento e licenças é mais moroso do que um processo privado de uma empresa particular. Mas esse processo está em andamento. A AFRUTES vai colocar a planta para funcionar ainda neste ano” garante o presidente da associação, Beto Minuzzi
Ele diz que a expectativa da associação para o futuro do azeite em Encruzilhada do Sul é a AFRUTES se transformar em um polo de referência não só local, mas, também, estadual. “Na extração de azeite de oliva, por ser um lagar coletivo, a nossa expectativa nos próximos cinco anos é conseguir ampliar a nossa planta. Queremos adquirir uma nova planta, aumentar o nosso processamento na máquina da Pieralisi e agregar mais qualidade aos nossos produtos. Também projetamos aumentar a quantidade de sócios da nossa associação”, prevê Minuzzi.
O clima e o solo propício para o desenvolvimento do olival transformaram Encruzilhada do Sul em uma das maiores áreas plantadas de oliveiras no país. “A produção de azeite de oliva é, em grande parte, terceirizada, o que eleva muito o custo da cultura e, consequentemente, diminui a possibilidade de pequenos produtores entrarem no mercado. Com a instalação de um lagar no galpão da AFRUTES, será possível a produção de azeite para associados e terceiros a um custo mais competitivo”, analisa o presidente da associação. Outros municípios que se destacam pela área plantada no Rio Grande do Sul são Canguçu, Pinheiro Machado e Cachoeira do Sul.
A aposta da AFRUTES no lagar próprio se soma ao trabalho de campo na produção de excelentes frutas e também ao conhecimento do mestre de lagar. A receita será misturar esses três ingredientes para obter um azeite de excelente qualidade e transmitir o conhecimento para todos os associados. “Para atingirmos a nossa meta, debatemos muito com associados e pessoas do setor, com conhecimento nacional e internacional sobre o mercado de produção de azeite. O nome de consenso de todos como o ideal para conquistarmos o nosso objetivo de produzir azeites de qualidade foi o da Pieralisi”, revela Minuzzi.
O presidente da AFRUTES ressalta que a referência da associação por buscar uma máquina da Pieralisi veio da grande pesquisa que a entidade fez analisando os lagares implantados e as premiações conquistadas pelos clientes que já atuam com máquinas da Pieralisi. “Chegamos em um consenso de que a qualidade das máquinas da marca é uma garantia de produção de azeites de qualidade que resultam em premiações e reconhecimento tanto no Brasil quanto fora do país”, aponta.
Para ele, um dos diferenciais da Pieralisi é o atendimento excelente e máquinas com qualidade superior. “Os técnicos são muito atenciosos. Eles sempre respondem de pronto aos questionamentos que nós fazemos sobre o equipamento. Não tenho o que questionar e nem reclamar sobre o atendimento da Pieralisi. Os técnicos de implantação, que vêm fazendo manutenção nos nossos equipamentos, têm um conhecimento amplo e pleno. Eles passam confiança no processamento. Os técnicos têm aquele cuidado, aquele zelo pelo equipamento e pela marca, que é diferente de qualquer outro funcionário que eu conheça. O Rogério, que faz o ajuste fino da máquina, é um profissional de primeira linha. Ele é sempre atencioso, dedicado e trabalha com amor pela Pieralisi. Ele cuida de tudo como se a empresa fosse dele. É um profissional excelente”, elogia Minuzzi.