Copasa aposta em eficiência e em manutenção preventiva das estações de tratamento de esgoto
 
Empresa mineira atende mais de 300 cidades e leva água limpa para mais de 12 milhões de pessoas
 
 
A meta de universalização de água e esgoto no Brasil passa por investimentos em tecnologia, novos processos, planejamento estratégico, projetos de proteção do meio ambiente e parcerias de sucesso das empresas do setor. A Copasa (Companhia Mineira de Água e Esgoto) é um exemplo de companhia comprometida com os clientes, a sociedade e a preservação ambiental. A empresa é uma grande parceira da Pieralisi no setor de água e saneamento.  
 
Com mais de 40 anos de empresa, o Coordenador Manutenção Eletromecânico das Unidades de Tratamento de Esgoto da Região Metropolitana – Copasa, Luiz Cláudio Bittencourt, testemunhou as transformações da companhia e do setor nessas mais de quatro décadas. O cenário da área é hoje de consumidores mais exigentes, prioridade para o meio ambiente, novas tecnologias para otimizar processos e garantir eficiência, e as parcerias que agreguem valor ao negócio. Em entrevista, o executivo fala sobre o sucesso da relação entre Copasa e Pieralisi.
 
Qual o foco da Copasa diante dos desafios atuais do atendimento dos consumidores, cuidado com o meio ambiente e manter o negócio sustentável?
Luiz Cláudio Bittencourt – A nossa empresa sempre prima por um trabalho de eficiência e de gestão competente. A companhia aposta em excelência e resultado. Para atingir os objetivos, investimentos em trabalho estratégico e planejamento. A Copasa tem várias unidades de negócios. Existem várias Copasas dentro da Copasa.
 
Como é a parceria com a Pieralisi?
Luiz Cláudio Bittencourt – Elaboramos um projeto de gestão da manutenção da operação de tratamento de esgoto. Buscamos o gerenciamento de rotina, melhoria nos processos e gestão dos nossos ativos. A Pieralisi é uma das nossas grandes parceiras nessa área. Implantamos um sistema misto no qual investimentos em uma manutenção especializada. Apostamos na terceirização e desenvolvemos fornecedores de produtos e serviços. A Pieralisi faz parte desse grupo de parceiros. Fomos o primeiro cliente da empresa em manutenção.
 
Como foi o desenvolvimento dessa parceria?
Luiz Cláudio Bittencourt – Desde a assinatura do nosso primeiro contrato, desenvolvemos vários processos e tecnologias que hoje apresentam excelência na manutenção dos equipamentos da Pieralisi instalados nas nossas estações de tratamento de esgoto. O trabalho técnico realizado em conjunto pela Copasa e a Pieralisi é franco, aberto, transparente e apresenta ótimos resultados. Imagine o prejuízo para a população, o meio ambiente e nas finanças da empresa da paralisação de uma única estação de tratamento de esgoto? Por isso, o trabalho de manutenção dos equipamentos é fundamental para o nosso negócio.
 
Diante desse cenário da relevância da manutenção, qual a importância da parceria com a Pieralisi?
Luiz Cláudio Bittencourt – As parcerias são imprescindíveis. Se não fizermos manutenção preventiva nos equipamentos, a máquina quebra e arrumá-la pode levar meses. Sem a desidratação do lodo e a retirada do material da estação, a eficiência cai. Os dados das operações nas estações são apresentados para os órgãos ambientais e as agências reguladoras. Por isso, quem não tiver competência não irá se manter no mercado.
 
Há novidades nessa parceria entre Copasa e Pieralisi?
Luiz Cláudio Bittencourt – Estamos finalizando um sistema moderno e com tecnologia de ponta para a desidratação do lodo de esgoto na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Onça, em Belo Horizonte. O sistema será um dos mais modernos do país e os equipamentos são da Pieralisi. A empresa vem nos dando todo o apoio no projeto. A capacidade será de 240 metros cúbicos por hora de desidratação do lodo. O sistema deve entrar em operação daqui a dois meses.

Leave A Reply