Cooperativa Vinícola Aurora é exemplo de gestão financeira competente e fortes laços sociais, que aposta em inovação e parcerias duradoras como o relacionamento com a Pieralisi

O agronegócio brasileiro é um dos pilares da economia do país. A agricultura é a base da riqueza do Brasil há muitos séculos e a estratégia para manter esse protagonismo é passada de geração para geração. Um exemplo desse sucesso é a Cooperativa Vinícola Aurora, de Bento Gonçalves (RS). Com mais de 90 anos de história, a cooperativa foi construída por mais de mil famílias cooperadas e mais de 500 colaboradores.
A empresa é destaque no mercado nacional e internacional recebendo renomadas premiações. O crescimento é contínuo e o faturamento chegou a R$ 746 milhões em 2021. Para este ano, o aumento previsto deve chegar a 10%. A empresa aposta na parceria com a Pieralisi para atingir os objetivos de atender a um mercado consumidor exigente com produtos de qualidade e ter agilidade no processo produtivo. O gerente de Marketing, Rodrigo Arpini Valério, fala sobre a empresa e a parceria com a Pieralisi. Leia a entrevista:

1 – Deixar um legado positivo às gerações futuras encoraja a equipe da Aurora?
Rodrigo Arpini Valério – O maior legado que podemos deixar para as gerações futuras é o trabalho realizado dia após dia sempre buscando a inovação dos processos, as novas tecnologias e o que de melhor a indústria tem a nos oferecer. Nosso objetivo é sempre que os nossos produtos cheguem perfeitos para os consumidores finais. Para atingir esse objetivo, apostamos desde a inovação pelo campo, passando pela inovação na indústria e chegando até o consumidor final.
Este é um ciclo virtuoso que nós tentamos passar dia após dia para as novas gerações e às pessoas novas que vão chegando. Nós incentivamos a manutenção da juventude no campo, que é a nossa base. Então, a matéria-prima, a uva que é a nossa origem, é muito importante que seja cuidada dia após dia, geração após geração, em um trabalho que passa de pai para filho.

2 – Crescer não é coisa fácil. É importante sempre manter a expectativa de um futuro grandioso? Quais são as estratégias da Aurora para alcançá-lo?
Rodrigo Arpini Valério – O crescimento é algo frequente na empresa. No ano passado, a empresa faturou R$ 746 milhões, que representou um aumento de 6,5% em relação a 2020 que já havia sido um ano muito bom para a Aurora. Para 2022, a previsão é mantermos o crescimento no patamar de 10%. Nossa projeção é chegar em 2025 na casa de R$ 1 bilhão de faturamento.

O crescimento da Aurora é sempre muito bem planejado pela gestão da empresa. As estratégias passam pela busca de alternativas em produtos, serviços e processos para fortalecer a empresa e atingir a melhor rentabilidade. A empresa sempre busca entregar para o associado, que são as famílias detentoras, o melhor do que o mercado possa oferecer em resultado financeiro. Além da questão financeira, a empresa busca pelo relacionamento social muito forte. Sem uma base forte, não existe crescimento. Esta é uma meta que buscamos dia após dia.

3 – A grande experiência e o conhecimento desenvolvido com o tempo pela Pieralisi, nos mercados industriais de centrífuga mais importantes do mundo, valorizam a parceria entre a Aurora e a Pieralisi?
Rodrigo Arpini Valério – O sucesso da parceria com a Pieralisi é demonstrado pelos excelentes resultados que nossos produtos obtêm no mercado. Parcerias fortes determinam negócios fortes. Com o passar do tempo, sempre queremos intensificar as parcerias de sucesso. Elas são muito importantes para a continuidade do nosso negócio e para a melhoria dos processos e dos produtos que entregamos para o nosso consumidor final.
O sucesso das parcerias com os nossos fornecedores, como a Pieralisi, fica claro no nosso dia a dia, na entrega de produtos, nos serviços e nos processos para os nossos colaboradores, que entregam uma qualidade ímpar. As parcerias fortes determinam o sucesso e a continuidade do negócio como uma força e não como uma fraqueza. Por isso, a parceria se renova dia a dia e tende a crescer com o passar do tempo.

Qualidade e inovação
Os planos detalhados por Rodrigo Arpini Valério, gerente de Marketing da Cooperativa Vinícola Aurora, são sustentados por um processo produtivo eficiente, com rígidos padrões de qualidade e com inovações que agilizam a produção. O enólogo da Vinícola Aurora, Nauro Morbini, celebra a versatilidade e precisão dos equipamentos da Pieralisi que permitiram a implantação de um processo produtivo que tornou a fabricação dos produtos mais rápida e com um mosto muito mais limpo. Saiba mais sobre esse processo na entrevista com Nauro Morbini:

4 – Para alcançar a qualidade na extração do suco de uva e na produção de vinho, quais são as características importantes que os equipamentos Pieralisi oferecem?
Nauro Morbini – Desde que começamos a fazer pelo método de esquentamento da uva, ou seja, uma termo-maceração, tivemos que evoluir em outros quesitos, como uma boa prensagem do mosto e uma boa limpeza do mosto. Nesse processo, esquentamos a uva, e depois de uma hora ou uma hora e meia, prensamos essa uva e sobra cerca de 14% ou 15% da parte sólida. Para fazer a limpeza desse mosto, ou desse suco, temos que passá-lo em decanters. Trabalhamos com decanters da Pieralisi e é uma boa parceria. É uma parceria que deu muito certo.
Com esse processo, desses 14% ou 15% de sólido, conseguimos baixar para menos de 0,5%, porque retiramos as borras desse mosto, e deixamos ele limpo. E o produto já pode ir para o engarrafamento. O processo nos permite muito mais agilidade da produção. O método que utilizávamos anteriormente demorava uma semana para fazer a maceração e extrair a cor da casca. Hoje fazemos na hora. Basta esquentar a uva a 65°C, fazer a prensagem e depois a limpeza.
Esse método nos permitiu uma evolução muito grande na elaboração de suco de uva e também dos vinhos. Os vinhos, assim, saem logo mais jovens, com a termo. Já dos sucos, nós extraímos um aroma melhor e também chegamos a uma extração melhor de cor. E tudo isso no mesmo dia. Com esse processo, nos livramos dos cabinhos da uva e da casca, e já obtemos o mosto limpo com menos de 0,5% da parte sólida.
A parceria com a Pieralisi nos deu condições de melhorar o nosso produto e, com a graça de Deus, estamos em uma boa ascensão. No passado, moemos aqui nessa unidade 40 milhões de quilos de uva. Foram processados os 40 milhões de quilos, que daria em torno de 35 milhões de litros, e esse volume foi todo limpo nos nossos decanters. Este ano, já processamos 20 milhões de quilos. Estamos com o mosto todo limpo e uma boa parte dele já está engarrafada.

5 – Qual sua avaliação sobre a qualidade dos equipamentos e do atendimento da Pieralisi?
Nauro Morbini – A parceria a Pieralisi, com o uso do decanter da marca no nosso processo produtivo, nos proporcionou uma boa qualidade do nosso suco. A parceria é um projeto que deu muito certo. Todos os anos, temos a avaliação dos nossos decanters. Os técnicos da Pieralisi fazem a manutenção para que todos os equipamentos estejam prontos e com capacidade máxima de uso para a safra do ano seguinte. Somos sempre muito bem atendidos pela empresa e todos os anos as nossas máquinas estão em perfeitas condições de uso quando chega a próxima safra.

6 – Qual sua expectativa para o futuro da nossa parceria?
Nauro Morbini – Reforço que a nossa parceria com a Pieralisi deu muito certo e vamos mantê-la no futuro. Vamos procurar ampliá-la em algumas coisas. Estamos muito satisfeitos com os equipamentos e com a assistência técnica que a empresa nos oferece.

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