Cada vez mais, empresas de diversos segmentos estão preocupadas com critérios mais sustentáveis, englobando ações ambientais, sociais e de governança. Esse novo conceito visto no mundo dos investimentos é chamado de ESG (Environmental, Social and Governance), em português: Ambiental, Social e de Governança.

Essas novas práticas foram criadas para avaliar o desempenho das empresas na atual conjuntura, já que os comportamentos antigos não são mais aceitos e as companhias precisam mostrar que são sustentáveis. O indicador ESG também monitora as falsas promessas de sustentabilidade de muitas empresas, estratégia conhecida como greenwashing, ou seja, lavagem verde.

Para empresas, as vantagens do uso dos critérios ESG são inúmeras, como transparência de dados, possibilitando melhor posicionamento em relação à concorrência. Confira, a seguir, os critérios ESG detalhados, cuja função é fundamentar o processo de análise e seleção dos investimentos:

E – Environmental (Ambiental)
Detalhes relacionados à preocupação com o meio ambiente, como o uso de energia, descarte de lixo, emissão de gás, etc.

S – Social
Ações ligadas aos direitos dos colaboradores, cuidados com a segurança no trabalho, diversidade no quadro de funcionários, relacionamento com a comunidade, etc.

G – Governance (Governança)
Sistema de políticas e práticas da empresa, diversidade no conselho, metodologia de contabilidade, política anticorrupção, etc.